Liberação Miofascial
Já sentiu seus movimentos limitados e aquelas dores musculares que mal permitem você se mexer? Existe uma massagem especial que resolve isso
Para compreender o que é massagem miofascial, é necessário falar antes da fáscia. Anatomicamente a fáscia é uma membrana feita de tecido conjuntivo que envolve e protege todos os músculos. Você pode ter uma idéia do que é a fáscia, pois ela é aquela "pele" branca que tem na carne que compramos e que precisamos retirar (ver figura).
A fáscia é uma membrana de tecido conjuntivo que envolve e protege nossos músculos
Quando você sente os seus músculos muito tensionados, doloridos e com pouca mobilidade existe um excesso de aderência entre as fibras musculares e a respectiva fáscia que os envolve. Essa aderência em excesso faz com que fáscia limite a amplitude de seus movimentos; se você força o movimento, sente incômodo e um pouco de dor. É aí que entra a massagem miofascial (mio de músculo; fascial de fáscia).
A técnica de liberação miofascial serve para desfazer o excesso de aderências entre a músculos e suas respectivas fáscias, recuperar a elasticidade normal dos músculos, devolvendo ao corpo saúde e equilíbrio. Essa massagem é feita no corpo todo, dando maior ênfase a regiões de tensões, restrições de movimento e dores musculares.
A técnica de liberação miofascial se utiliza de deslizamentos superficiais e profundos, toques hora firmes hora moderados onde nossos terapeutas buscam melhorar a qualidade da circulação sanguínea e linfática local e alterar a natureza patológica do músculo cuidado. Sempre quando necessário nossos terapeutas utilizam-se de auxilio instrumental para a facilitar a liberação miofascial. Dentre estes instrumentos podem ser utilizados um rolo especial que é deslizado sobre a área com pressão leve-moderada, ou ainda outros instrumentos como gancho ou ventosas.
Benefícios da Liberação Miosfascial
- Reduzir a dor
- Soltura e alivio dos pontos gatilhos
- Melhoria da amplitude do movimento e a flexibilidade
- Melhoria da função muscular
- Melhoria da circulação rompendo as áreas apertadas onde o fluxo sanguíneo pode ficar restrito
- Reduz a dor relacionada a pratica de exercício